Trem turístico Curitiba - Lapa, em foto de 1986-1987, na capa do Informativo Frateschi nº 43
Trem turístico Curitiba - Lapa, em foto de 1986-1987

Antigos trens turísticos
Trem a vapor Curitiba - Lapa

Flavio R. Cavalcanti - 26 Nov. 2016

O artigo “Turismo ferroviário”, publicado no Informativo Frateschi nº 43 (postado ECT 28 Ago. 1987) preservou o texto original Departamento de Comunicação Social da SR5-RFFSA (Curitiba) com as principais informações sobre o trem turístico Curitiba - Lapa, tracionado pelas locomotivas a vapor nº 155 e 153.

Registrava-se ali que o trem turístico começou a operar com regularidade em 8 Fev. 1986, — embora uma primeira viagem tenha ocorrido bem antes, em 26 Dez. 1985.

«Turismo ferroviário

«Texto: Dep. Comunicação Social da SR5 RFFSA (Curitiba)
«Fotos: Celso Cruz do Valle e RFFSA

«Os amantes da ferrovia têm no Paraná duas ótimas opções de Turismo Ferroviário.

«Partindo de Curitiba pode-se ir de litorina até Paranaguá, através da Serra do Mar, ou indo para o interior, até a Lapa, cidade histórica do Paraná.

«A primeira viagem foi muito bem descrita no Informativo Frateschi nº 34 (Jan./Fev. 1985), e é muito conhecida por todos, por suas famosas gargantas, penhascos e despenhadeiros, na descida da Serra do Mar, desde Curitiba até Paranaguá.

«Desde fevereiro de 1986 existe uma segunda alternativa, bastante diferente e extrema- mente poética, que é a viagem Curitiba a Lapa, a bordo de um autêntico trem "de antigamente" tracionado por uma saudosa locomotiva a vapor.

«São necessárias três horas de viagem para se vencer os 93 km. que separam Curitiba da histórica e legendária cidade da Lapa. Apesar de antiga, entretanto, a composição com 5 carros de passageiros e um bagageiro (que serve de lanchonete) proporciona aos turistas uma viagem confortável, com a tradicional parada para a locomotiva receber água.

«Os vagões são de madeira e foram restaurados nas oficinas da Rede, em Ponta Grossa.

«O ponto de partida e chegada é na Antiga Estação Ferroviária, sede atual do Museu Ferroviário de Curitiba, passando por Umbará, Araucária, Guajuvira, Balsa Nova e a Estação Engenheiro Bley, que apresenta o maior movimento de trens da América do Sul.

«Partindo de Curitiba às 8: 45 horas, a composição chega a Lapa às 11:45. Ali, guias turísticos da Prefeitura estão a postos para mostrar aos visitantes as atrações que a cidade oferece. E que não são poucas. Pousada de tropeiros em 1769, a Lapa soube preservar sua memória, tanto nas construções antigas como nos costumes e principalmente no culto aos seus heróis.

«Em 1894, a cidade foi sitiada pelas tropas da Revolução Federalista, comandadas por Gumercindo Saraiva. Curitiba e Paranaguá foram dominados, mas a pequenina Lapa resistiu durante 25 dias ao canhoneio incensante e às investidas dos rebeldes gaúchos, até que morressem em combate quase todos os principais líderes da resistência.

«Os locais e as construções onde se travaram os principais combates são uma das atrações turísticas da cidade. Como também o é a gruta onde, por volta de 1850, viveu o monge italiano José Maria D'Agostini, figura legendária da Lapa, que percorria os sertões curando os doentes com ervas medicinais.

«A Lapa, no entanto. não vive só da história ou das lendas que cercam suas personagens. A cidade também soube preservar suas tradições, como a congada, os rodeios crioulos, as festas religiosas tradicionais, e uma autêntica culinária provincial, que se traduz, na mesa farta de seus restaurantes, em deliciosos virados de feijão com torresmo, arroz tropeiro, frangos ensopados e leitoas assadas.

«A Regional Curitiba da Rede Ferroviária recebeu a segunda locomotiva a vapor para operar na linha turística Curitiba - Lapa que veio de Tubarão, Santa Catarina. Antes de ser desativada, a locomotiva operava no transporte de carvão, entre Criciúma e Imbituva. Como a locomotiva que já opera no trecho Curitiba Lapa, a recém-chegada também foi fabricada em 1941, nos Estados Unidos, pela American Locomotive Company. Com esta segunda locomotiva, a Regional Curitiba consolidou o roteiro turístico Curitiba - Lapa, que além das máquinas a vapor utiliza vagões antigos, de madeira, que passaram por restauração nas Oficinas de Ponta Grossa. As locomotivas de nº 155 e de nº 153 pertencem à classe 2-8-2 (Mikado).

«Data da inauguração da viagem de Curitiba a Lapa: — 8 de fevereiro de 1986.

«Horários de funcionamento e tempo de percurso: — Todos os domingos, menos o último do mês. Sai às 8:45 e volta às 15:45, num percurso de 3 horas».

Trem turístico Curitiba - Lapa
Trem da História | Centenário da ferrovia | Centenário do cerco da Lapa
— … •’ … —
Locomotiva 1893 em São João del Rei, 1993
Baldwin de 1893 em S. João del Rei, 1993

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens turísticos

A volta da Velha Senhora
São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
Plataforma de embarque: 1995
Trens turísticos e passeios ferroviários | Trens de passageiros
Museus ferroviários | Maquetes ferroviárias | Eventos
Capa do Informativo Frateschi nº 43, sobre o Trem turístico a vapor Curitiba-Lapa, da RFFSA
Informativo Frateschi nº 43

O Informativo Frateschi nº 43, datado de “Abr./Mai./Jun. 1987”, foi postado nos Correios em 28 Ago. 1987, informando que ainda seria lançada mais uma edição gratuita, mas a partir do nº 45 passaria a ser cobrada uma assinatura anual de Cz$ 180,00 por 4 exemplares.

Índice

• I Concurso de Ferreomodelismo Fepasa
• “Hand-rails” do ferreomodelo G12
• Modificação no kit de iluminação ref. 25010
• Turismo ferroviário
• Carga para gôndolas
• Centro de Treinamento Ferroviário EF Carajás (maquete)
• Modelando o último carro Vera Cruz / Santa Cruz
• Decal: aprenda a aplicá-lo
• Maquetes para principiantes
• Série limitada da G12 ref. 3000 Fepasa

Informativo Frateschi
IF-03: Planta do antigo pátio ferroviário de Ribeirão Preto | IF-04: Cabine ferroviária moderna | IF-05: Projetos de maquete
IF-06: Vagão tremonha HAF | IF-11: Ponte de madeira em cavaletes | Bitolas e escalas no ferreomodelismo
IF-14: Vagão limpa trilhos | IF-15: Bueiro com peças do portal de túnel | IF-17: Areieiro para locomotivas | Bancada de manutenção
IF-18: Estação estilo europeu | IF-20-21: Codificação dos vagões | IF-29: Maquete para iniciantes | Vagões ICC
IF-43: Trem turístico Curitiba - Lapa
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