Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva a vapor número 233 da antiga ferrovia RMV
Locomotiva a vapor número 233 da antiga RMV

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Locomotivas a vapor
Locomotivas n° 233 da RMV

Centro-Oeste n° 95 — 1° Mai. 1995

Não, não é "igual" à Ten-Wheeler da Frateschi — mas já é uma boa ideia, para começar a estudar as modificações necessárias (e acessíveis à habilidade de cada um).

A locomotiva nº 233 da antiga RMV foi fotografada por Luiz Carlos Rodrigues no pátio de Barra Mansa, RJ, em meados de 1990.

Onde rodou? Que serviço realizava? Qual terá sido seu destino?

Locomotiva
nº 242 da EFCB

Luiz Octávio
CO Textos nº 5 - 11 Jan. 1989

Quanto à locomotiva nº 242, em Barra Mansa, não foi vista quando a ABPF-RJ fez uma excursão há uns 2 meses. Estava, sim, a locomotiva nº 233, Teh-Wheeler, irmã da 232 (em Campinas), que queremos levar para a Estrada de Ferro Mauá.

Estava em bom estado, no pátio de Barra Mansa, com todos os bronzes.

Origem e destino das locomotivas da
Estrada de Ferro Central do Brasil

Eduardo Coelho
CO Textos nº 9 - 8 Mai. 1989

As locomotivas a vapor nº 242, 233 e 232 referidas no CO Textos nº 5, são na verdade ex-Rede Mineira de Viação.

A locomotiva 233, quando da visita da ABPF-RJ, estava desviada no pátio das oficinas de Barra Mansa, não estando portanto com acesso fácil ao público.

O que nos chamou mais atenção foi o aparente bom estado desta locomotiva, que em nossa opinião tem condições reais de ser colocada em funcionamento por um custo relativamente baixo.

A comunidade de Barra Mansa, que vem reivindicando a restauração da estação ferroviária e sua transformação em centro cultural, poderia tentar junto à Rede (via ABPF) a restauração da 233 e sua doação à cidade. Existe um potencial turístico de excursões a Angra dos Reis, no litoral, de um lado; e de outro até Augusto Pestana, no alto da Mantiqueira, que poderia ser explorado. (...)

   

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Desenho esquemático e medidas das locomotivas números 233 a 237 da ferrovia RMV
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Especificações técnicas das locomotivas números 233 a 237 da ferrovia RMV
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Plantas SR2 RFFSA
233 | 332
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