Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-9-10
31 de Janeiro de 1991
Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015
Xsdkjnfjdfksflaj
- A estação de Bananal
- Marketing privado chega às ferrovias
- Onde estão as locomotivas a vapor que ainda sobrevivem
- As locomotivas Niágara 4-8-4 no Brasil
- Agências de viagem aceitariam o Vera Cruz
- Descendo a serra no trem da Fepasa
- Uma questão de organização (II)
- Tratando o passageiro como gado
- Preservação & segurança
- O Trem das Onze em fotografias
- Trem de Ferro rompe os limites
- Drôle de guerre
- Phoenix lança vagão madeireiro
- Concurso de cargas para vagão-prancha
- Importação sai da moita
- Comparando coisas diferentes
- Planta vagões-gôndola unidade dual Cobrasma para EF Carajás
- The Rogers Locomotive and Machine Works (anúncio de época)
- Quadro de Avisos
- Perguntas & Respostas
- São Caetano cria associação
- Reportagem sobre a Noroeste do Brasil
- As lojas de Portugal
- O que vai pelo hobby
- Projeto de resoluções para uma nova década
- Conversa de editores
- A palavra do modelista
- Sears, explsições e eventos não são tudo
- Manchester Locomotive Works (anúncio de época)
- The Danforth Locomotive and Machine Co. (anúncio de época)
Protótipo
Vitrine
«» ª
Quadro de avisos
Húngaro - As fotos da Veja de 90/Dez/26 (pág. 132/ 133) não deixam dúvidas: O "metrô" de Teresina, PI, está usando os carros do antigo Trem Húngaro (Joel G. Pires, SP/SP).
Subúrbio - Quem mora perto da estação de Triagem não paga para viajar rumo à Central do Brasil ou a Belford Roxo. Não é agrado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) - os traficantes do Jacarezinho simplesmente não permitem que a empresa instale roletas, além dos guardas ferroviários e bilheteiros não poderem trabalhar no local (O Globo, 90/Dez/09).
Canhões - Grandes canhões ferroviários foram tema da revista Commando, ano I, n° 5, Ed. Magnum, Av. da Invernada, 12, Cep 04612 São Paulo, SP, Tel. 532-1522/1571 (FRC).
Garrat - A locomotiva Garrat n° 909 da VFRGS, que apareceu no DC-8 tracionando o Farroupilha, é uma das fotos que podem ser encomendadas ao João A. Winckler, Caixa Postal 9, Cep 93001 São Leopoldo, RS (FRC).
Estações - "Estações da Saudade" é o título da reportagem fotográfica publicada pelo Jornal do Brasil em sua revista Domingo, 90/Nov/25, denunciando o abandono em que se encontram as estações históricas do Estado do Rio. Foram 4 páginas e belíssimas fotos de Guia de Pacobaíba (EF Mauá), Saudade (Barra Mansa), Paty do Alferes e Japeri - esta, em Nova Iguaçu, construída em estilo europeu, no século passado. Texto de Tim Lopes e fotos de Sérgio Moraes, Preserfe (Antônio L. Amaral, Rio, RJ).
Baldwin - As Santa Fé da Paulista eram Baldwin, n° de fábrica 53061, e 53065 a 69 (confirmar). A primeira numeração CP era 91 a 96 e a última, 760 a 765 (João P. Camargo, SP/SP).
VFRGS
- Andei muitas vezes nos trens gaúchos, uma vez que morava em Uruguaiana. Nomes como Minuano e Pampeiro fazem parte de minha infância e adolescência, e posso colocar algumas dúvidas, a serem esclarecidas por outros leitores. O Minuano, pelo menos o que seguia até Uruguaiana, tinha 5 carros, e não 3 (CO-25/9). Era vermelho e creme e o carro central servia de bar-restaurante. O forro era em plástico cinza e o interior do carro tinha pintura creme. Segundo me disseram na época, a tração era diesel-hidráulica, e não diesel-elétrica como nas outras composições. Entre 1967 e 1970, circulou entre Porto Alegre e Uruguaiana o Pampeiro, com carros-leito e pullmann nas cores azul e creme. Os carros-leito eram remanescentes do Farroupilha, cuidadosamente recondicionados. Os carros pullmann eram de fabricação da VFRGS. Como so lembranças de adolescente, vale a pena uma checada junto à VFRGS" (Pedro P. Rezende, Brasília, DF).
|